26 de nov. de 2009

East - Hüség (1982)

Banda de Rock Progressivo da Hungria, a banda é mais conhecida por seus dois primeiros álbuns, este sendo o segundo. O som é de um space symphonic prog de primeira, apesar da época em que foi lançado - no início dos anos 80, todas as bandas de prog setentistas estavam com composições cada vez mais pop, enquanto esses caras do leste europeu não tomavam isso como empecilho, ninguém lhes falou que não era mais "maneiro" fazer prog sinfônico, ou eles simplesmente não se importavam.

Cantado em sua língua nativa, Hüség (Fé) apresenta uma sonoridade deveras única organizada num álbum de estrutura um tanto simples; uma faixa instrumental seguida por uma com vocais, e assim variando por todo o disco. Não sabendo muito bem o que falar, deixo umas amostras do som desse CD falarem por si só. Excelente álbum, diferente de todo aquele prog inglês ao qual todo mundo tá acostumado, com certeza merece atenção pela "Fé" apresentada em momentos tão obscuros, tanto musicalmente quanto politicamente.








Download

23 de nov. de 2009

Braia - ...e o Mundo de Lá (2007)

Altamente recomendado!

Braia é um projeto do vocalista do Tuatha de Danann, Bruno Maia. Ele mistura tradicional música folk celta, rock progressivo e MPB, e toca guitarra, violão, craviola, mandolim, bodhran, bouzuki, guitarra havaiana, flautas doce e transversal e instrumentos de percussão latina. O álbum também conta com a presença de Giovani Gomes e Edgard Brito, encarregados do baixo e teclado, respectivamente, do Tuatha de Danann, e vários outros músicos, como o renomado violinista Marcus Viana e diversos músicos irlandeses.

Gravado na Irlanda, França e estúdios espalhados pelo Brasil, "...e o Mundo de Lá" é, nas palavras de Bruno Maia, “A mais verdadeira expressão artística feita por mim! É muito real! Pra mim é uma mistura de Clannad antigo, Dan ar Braz, Altan, com Dead Can Dance, Blackmore’s Night, Renaissance com Secos e Molhados e Clube da Esquina.”

MySpace:
http://www.myspace.com/braiamusic





Para fãs de Tuatha de Danann, Jethro Tull, Blackmore's Night e MPB!


Download

20 de nov. de 2009

Zakk Wylde - Book Of Shadows (1999)

Jeffery Phillip Wiedlandt, muito bem conhecido como Zakk Wylde no mundo do Rock, atuou como guitarrista solo da banda de Ozzy e de sua própria banda, Black Label Society. Lançou em 96 um álbum chamado Book Of Shadows, seu primeiro disco solo após sair da banda do Ozzy.





Book Of Shadows traz Zakk Wylde nos vocais e com uma guitarra acústica que faz uma mistura de Southern Rock com aquele Hard Rock dos anos 70, carregado com bastante blues, tanto na guitarra quanto nos vocais, além de excelentes solos com uma pegada bem Heavy Metal. O resultado é simplesmente fantástico, um álbum onde Zakk mostra um lado mais introspectivo de sua música, contando com a participação de grandes artistas do folk rock, como Neil Young.

Em 1999, foi lançada uma reedição do álbum, contendo um CD com as faixas do original remasterizadas e um disco bônus com três faixas inéditas.





A música "Throwin' It All Away" foi composta sobre a morte de Shannon Hoon do Blind Melon, grande amigo de Zakk que morreu por overdose.

Para fãs de Alice in Chains, Hard Rock e Southern Rock.



Download

Porcupine Tree - Stupid Dream (1999)

O Porcupine Tree é uma banda de rock da Inglaterra formada em 1987, que por muitas vezes incorporou diversos estilos em seu som, como rock psicodélico, música ambiente, música eletrônica e até metal e post-rock mais recentemente, produzindo um tipo bem singular de rock progressivo.

Tive contato com essa banda por MSN, irmão de um amigo meu me enviou uma música, Piano Lessons. Quando ouvi, marcou; era criativa, original, pop, tocante, e valeu a pena ir atrás do CD, pois se tornou um de meus favoritos. O padrão de qualidade é mantido; aliás, essa Piano Lessons é o hit pop do disco. Num geral, o CD apresenta um tipo de rock progressivo um tanto pegado com música ambiente e o que parece ser um proto-post-rock, com as guitarras muitas vezes focando mais em efeitos, ambientalizações e melodias realizadas por notas singulares do que por riffs ou power chords. Há um feel de música eletrônica por vezes, teclados auxiliando na ambientalização e até jazz em algumas faixas, como na Don't Hate Me, com um solo (fudido) de saxofone, e em This Is No Rehearsal.

No geral, é um álbum bastante variado; canções em todos os climas, desde sombrias a mais felizes, sempre com uma temática, não diria triste, mas nostálgica. Cada música é muito diferente da outra, apresentando bastante originalidade. Há uma forte sensação de "dormência" no álbum, uma sensação de surrealismo, como se passasse emoções e sensações que sentimos em nossos sonhos, seja durante o sono ou delirando e sonhando acordado... Hazey.





Para fãs de Anathema, Anekdoten, Motorpsycho, Pink Floyd.


Download

13 de nov. de 2009

Jefferson Airplane - Surrealistic Pillow (1967)

Na época em que os Beatles ainda usavam gravatas e pensavam em formar uma banda, Janis Joplin fazia testes pra entrar na Big Brother and the Holding Company e que Pink Floyd começava carreira nos bares underground ingleses, existia um grupo chamado Jefferson Airplane, pioneiros do Rock Psicodélico. Primeiro grupo da cena de São Francisco a atingir sucesso, foram um dos maiores nomes no fim dos anos 60, aparecendo como atrações principais nos grandes festivais da época, como o Festival de Woodstock e o de Monterey.


Este álbum Surrealistic Pillow foi gravado em treze dias com um custo total de oito mil dólares e recebeu esse nome quando um dos produtores, durante a produção do álbum falou que a sonoridade era "tão surrealista quanto um travesseiro é macio". O disco contém clássicos como o hino Somebody To Love, e White Rabbit. Louvado como melhor do grupo, é definitivamente um dos mais importantes álbuns da época do "Verão do Amor" e representa muito bem aquele tempo. Nem vou me meter a falar de detalhes técnicos do som, pois além de apenas um fanfarrão que curte fingir que saca de alguma coisa, acho difícil "falar" de música psicodélica.

Que a música fale por si. Aproveite essa combinação explosiva de sons e cores psicodélicas, and have a banana while you're at it.








Tracklist
01. She Has Funny Cars
02. Somebody to Love
03. My Best Friend
04. Today
05. Comin' Back to Me
06. 3/5 of a Mile In 10 Seconds
07. D.C.B.A.-25
08. How Do You Feel
09. Embryonic Journey
10. White Rabbit
11. Plastic Fantastic Lover

Download