13 de jan. de 2010

Captain Marryat - Captain Marryat (1974)

Captain Marryat, é uma banda bem peculiar, além de seu nome vir de um marinheiro e novelista britânico do século dezenove (Captain Frederick Marryat), seu primeiro e único album, teve apenas 250 cópias (!), que foram vendidas durante shows da banda, agora restam alguns que são vendidos no Ebay por volta de dois mil e oitocentos Euros (£2800).

A banda formada em 71 por cincos musicos de Glasgow, Escócia (Escócia, a terra do Highlander); Jimmy Rorrison (Bateria e Vocal), Hugh Finnegan (Baixo e Vocal), Allan Bryce (Órgão e Vocal), Tommy Hendry e Ian Mceleny (Guitarra Acústica e Vocal), em 74 eles marcaram uma sessão para gravar um single, porém o engenheiro de som disse à eles que haviam marcado tempo suficiente para gravar um album "apenas se eles quisessem", e (aposto que) sem pensar resolveram gravar as suas cinco composições: "Blindness", "It Happened to Me", "A Friend", "Songwriter's Lament" e "Changes", e no final sobrou tempo pra fazer uma jam instrumental que originou a sexta faixa,"Dance of Thor".




Aprecie o som do Capitão!

7 de jan. de 2010

Donovan - Sunshine Superman (1966)

Donovan surgiu como a resposta britânica a Bob Dylan, os dois até são parecidinhos, mas sinceramente o som dos dois não é nada similar, enquanto Bob Dylan metia o pau em todo mundo com suas letras, Donovan queria mais é curtir o movimento hippie (além disso Donovan sabe cantar, diferente do Dylan). A música de Donovan é mistura de Folk, Pop, Psicodelia e Jazz, mas tudo na dose certa, o que torna a música totalmente agradável e culturalmente rica.

Neste album, Sunshine Superman, é quando ele começa com a psicodelia, da pra notar pelo clima bem oriental da primeira faixa (Sunshine Superman) que começa com uma batida exótica e logo em seguida entra a sitar, a segunda música (Legend of a Girl Child Linda) foi feita para a namorada do Brian Jones (por sinal, Brian Jones e Donovan era bem amigos), a terceira faixa (Three Kingfishers) você sente que foi pra india.
Well, eu poderia escrever várias coisas sobre todas as faixas, porem prefiro que descubram por si, pois Donovan é incrivelmente viciante. Além disso, tem um tal de Jimmy Page nas guitarras desse album...






Acenda um incenso e ouça Donovan, Peace!