20 de nov. de 2009

Porcupine Tree - Stupid Dream (1999)

O Porcupine Tree é uma banda de rock da Inglaterra formada em 1987, que por muitas vezes incorporou diversos estilos em seu som, como rock psicodélico, música ambiente, música eletrônica e até metal e post-rock mais recentemente, produzindo um tipo bem singular de rock progressivo.

Tive contato com essa banda por MSN, irmão de um amigo meu me enviou uma música, Piano Lessons. Quando ouvi, marcou; era criativa, original, pop, tocante, e valeu a pena ir atrás do CD, pois se tornou um de meus favoritos. O padrão de qualidade é mantido; aliás, essa Piano Lessons é o hit pop do disco. Num geral, o CD apresenta um tipo de rock progressivo um tanto pegado com música ambiente e o que parece ser um proto-post-rock, com as guitarras muitas vezes focando mais em efeitos, ambientalizações e melodias realizadas por notas singulares do que por riffs ou power chords. Há um feel de música eletrônica por vezes, teclados auxiliando na ambientalização e até jazz em algumas faixas, como na Don't Hate Me, com um solo (fudido) de saxofone, e em This Is No Rehearsal.

No geral, é um álbum bastante variado; canções em todos os climas, desde sombrias a mais felizes, sempre com uma temática, não diria triste, mas nostálgica. Cada música é muito diferente da outra, apresentando bastante originalidade. Há uma forte sensação de "dormência" no álbum, uma sensação de surrealismo, como se passasse emoções e sensações que sentimos em nossos sonhos, seja durante o sono ou delirando e sonhando acordado... Hazey.





Para fãs de Anathema, Anekdoten, Motorpsycho, Pink Floyd.


Download

2 comentários: